A IMPORTÂNCIA DO PÚBLICO-ALVO NA FORMAÇÃO DE PREÇOS DE VENDA DA SUA ÓTICA.

Atualizado: 8 de jul. de 2021


Claro que sempre desejamos enquanto gestores aplicar o maior preço de venda em nossos produtos, mas preciso lhe informar que, não é assim que funciona, na verdade quem determina o preço de venda dos seus óculos são os consumidores, sim, são eles que irão dizer para o gestor da ótica quanto estão dispostos a pagar pelo nível de serviço que desejam receber.

Aqui na Escola de Óptica Ead, no Curso de Pós Técnico em Ótica em Gestão de varejo ótico, ensino as fórmulas e métodos de formação do preço de venda, mas sempre ressalto que antes de aplicar as fórmulas de formação de preço é preciso definir o público-alvo e saber de seu potencial de consumo, pois eles podem simplesmente viver em um mundo de preço diferente do seu, para mais ou para menos inclusive.

Existem clientes que gostam de comprar onde poucas pessoas têm acesso, em varejos de estilo VIP, isso quer dizer que tem como valor o nível de status e exclusividade de comprar em uma loja para poucos. Outros clientes desejam comprar em óticas de marca consolidada e forte, que inspira segurança e confiança nos seus produtos. Outros clientes podem ser exigentes no nível de qualidade e marcas dos produtos, outros podem gostar muito de atendimento personalizado, lojas bem decoradas e atraentes. E claro, estes clientes pagam por isso, entrega a domicílio, atendimento rápido e sem filas, cafezinho ou ainda aquela ótima explicação do consultor que atende e tira absolutamente todas as dúvidas que tem dos produtos. Quantas vezes nós não escolhemos estes itens e pagamos mais por isso?

Por outro lado, podemos ter grupos de clientes que desejam um atendimento mais básico ou ainda auto serviço, gostam de produtos com menos tecnologia e complexidades, e ainda entendem que lojas que estão cheias de pessoas são boas e tem promoções agradáveis, não tem poder aquisitivo para investir muito dinheiro e por isso, se identificam e preferem óticas com a aparência de preços menores, pois entendem que ali terão acesso e poderão pagar por soluções visuais.

Estas são as percepções de valor dos consumidores que são diferentes nos grupos de segmentos alvos que se encontram no mercado, por isso a importância de determinar e estudar o público-alvo antes de formar seus preços, afinal seus óculos devem estar dentro da capacidade de pagamento e nível de serviços de interesse dos consumidores.


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