AVALIAÇÃO DO TICKET MÉDIO DE VENDAS DA SUA ÓTICA

Atualizado: 8 de jul. de 2021


Muitas vezes o empreendedor de ótica avalia suas vendas e acredita que sua equipe esteja realizando boas vendas, porém, muitas vezes a venda unitário pode estar em média, muito ruim. E isto ocorre porque é normal que nossa forma de avaliar as vendas de modo geral, estejam mais focadas nas boas vendas, ou seja, aquele cliente que comprou uma ótima armação de grife e ainda um par de lentes Free Form com desenho personalizado e ainda quem sabe, um bom conjunto de tratamentos antirreflexo e Transitions, chegou a brilhar os olhos com essa venda não é? E é exatamente isso que ocorre quando alguém pergunta ao empreendedor ótico se em media suas vendas são altas, ele foca nas boas lembranças de vendas como esta, mas que na verdade, são exceções estes casos de sucesso e ficam distantes de ser a realidade ou o ticket médio real de vendas da loja.

Neste caso, ficam prejudicadas as ações de crescimento de vendas, afinal se não se mede frequentemente o ticket médio das vendas, não se sabe o quanto de oportunidades de faturar mais poderiam ser aproveitadas.

O EMPREENDEDR ÓTICO 3.0, que pratica ações gerenciais modernas neste novo mercado ótico, estabelece como indicador fundamental de controle de resultados o ticket médio mensal, assim, reconhece quanto se pode crescer a venda unitária média por cliente e por consequência, quanto pode ser incrementado de faturamento apenas realizando ações de vendas internas, que são atitudes e foco de argumentação em produtos que agreguem valor e assim maior preço de venda, ou ainda aumentar o nível de serviços agregados para cobrar um “preço prêmio” por conta do diferencial de atendimento que o cliente percebe e valoriza.

A avaliação do ticket médio é uma ação simples, mas que exige disciplina do EMPREENDEDOR ÓTICO 3.0 que deve controlar este número e projetar metas de crescimento dele periodicamente e ainda, formular táticas de vendas para a equipe seguir e atingir os resultados propostos.

A simples fórmula é:

Faturamento do período

_____________________ = Ticket Médio

Volume de vendas

Sendo o faturamento do período o valor em dinheiro (receita) no mês, dia, semana ou até mesmo ano, dividido pelo volume de vendas, que é o número de produtos vendidos ou ainda o número de clientes que compraram neste mesmo período.

É muito importante tomar cuidado com os dados da conta, pois para cada seção de produtos da loja, se deverá fazer uma análise de ticket médio, no caso de óticas que também tem seção de relógios, joias ou outros artigos, se deverá separar o faturamento de cada seção e o volume, para se ter a informação correta.

Ainda no caso de óculos, é importante, para afinar ainda mais o controle do ticket médio, que se levante os números de linhas de produtos óticos, como por exemplo, lentes visão simples e lentes multifocais, ou ainda, armações de receituário e óculos solares.

Assim o EMPREENDEDOR ÓTICO 3.0 tem a capacidade de tomar decisões e ações em determinados produtos ou públicos, providenciar ferramentas ou treinar suas equipes para determinadas objeções de compra, e ainda, projetar crescimento de vendas e faturamento de acordo com as oportunidades em cada linha e seção de produtos, mais do que nunca, é fundamental que o novo empreendedor ótico, domine os n´meros do seus próprio negócio, tomando ações planejadas e estudadas para maiores resultados e sucesso neste mercado cada dia mais competitivo, você está convidado(a) para acessar meu grupo no Telegram exclusivo para Empreendedores Óticos e receber mais uma série de conteúdos e vídeos, é só clicar aqui: https://bit.ly/telegram_Empreendedor_otico




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